terça-feira, 13 de março de 2012

O que era o espinho na carne de Paulo?

E para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo" (2 Coríntios 12:7-9).

Há muitas especulações sobre o espinho na carne de Paulo. Alguns pensam que ele estava perdendo sua visão. Outros dizem que ele tinha uma dificuldade de falar, ou alguma forma de paralisia. O fato é que ninguém sabe o que era! Paulo não disse, e todas as nossas especulações nos deixarão ainda sem nenhuma resposta certa.

Mas há algumas coisas que podemos aprender aqui:

1- Precisamos admitir quando não sabemos.
A arrogância de alguns pastores e professores que parecem pensar que têm todas as respostas, até mesmo as coisas secretas de Deus (veja Deuteronômio 29:29), é assustadora. "Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus" (1 Pedro 4:11). Quando Deus fala, precisa-mos falar com confiança e com audácia. Quando ele se cala, não ousemos ter a presunção de falar.

2- Precisamos entender que Deus pode dizer não. Promessas tais como João 15:7 ("Pedireis o que quiserdes, e vos será feito") são freqüentemente mal entendidas. Muitas pessoas acreditam e pregam que Deus dará tudo que pedimos. Mas outras passagens nos recordam que as orações precisam ser de acordo com a vontade de Deus, não com a nossa (1 João 5:14; Tiago 4:3). O caso de Paulo mostra claramente que Deus pode dizer não ao pedido de um discípulo fiel. Quando não recebemos o que pedimos, isso não é necessariamente evidência de falta de fé. Pode simplesmente sugerir que Deus, em sua infinita sabedoria, decidiu que era melhor não conceder o pedido.

3- O povo de Deus sofre nesta vida. A doutrina popular de que os justos são sempre abençoados e protegidos do sofrimento nesta vida é absurdo e falso. Paulo era dedicado como qualquer cristão e sofreu mais do que a maioria. Jesus nunca pecou, mas sofreu terrivelmente. Os pregadores de hoje que declaram que o sofrimento prova uma falta de fé estão condenando alguns dos maiores homens que viveram, entre eles Jó, Paulo e até mesmo o Filho de Deus!

Fonte: Dennis Allan em Estudos da Bíblia

Comentário: Por Mari Guizi
Quando leio este trecho das escrituras, fico imaginando o que poderia ter sido o espinho na carne de Paulo, pois em meu ver, isso o incomodava muito porque ele clamou a Deus para que tirasse,e Deus não o fez.
Quantas vezes clamamos a Deus por algo que necessitamos ou achamos que necessitamos e não temos respostas, oramos e Deus permanece em silêncio, passamos por lutas,perseguições, tristezas, decepções e Deus em silêncio.
Creio  que assim como aconteceu com Paulo é também conosco, ele clamou e Deus respondeu que a graça Dele basta, as vezes estamos tão presos a nossos problemas que esquecemos que Deus é Deus, e que em tudo na nossa vida tem a sua permissão,  e que tudo esta em seu controle, e que se estamos passamos por alguma tribulação é porque assim Ele permitiu.
Que nós possamos estar dispostos a estar debaixo das asas do Senhor e que sua vontade se cumpra em nossas vidas, independentemente do nosso querer, ainda que isso nos cause dor, pois a vontade de Deus é sempre maior e melhor, mesmo que não entendemos, que possamos estar dispostos e ter somente a Graça Dele em nossas vidas porque isso para nós já é grandioso demais.
Meditemos sobre o que é Graça de Deus, é algo que não entendemos e nem sabemos o quão grande é, um exemplo dela é a nossa Salvação pois ela veio pela Graça e se Ele nos salvou por ela, imagine então a grandeza dela.
Que Deus ache graça em nós e que seus olhos esteja voltado para nós assim como ele fez com Paulo, e que a Graça do Senhor nos baste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...